Como funciona a Emissão de Boletos?

Tipos de Boleto:


Os boletos de cobrança registrada são gerados pelo cedente e as informações do documento (sacado, valor e data de vencimento) são enviadas para o banco através de um arquivo de remessa. Estes dados são gerenciados pela instituição financeira que pode realizar serviços como o protesto de títulos quando inadimplentes. Neste caso, a taxa do boleto é cobrada do cedente pelo banco no momento em que o arquivo de remessa é registrado pelo banco.

Os boletos de cobrança não-registrada funcionam como os de cobrança registrada porém não é transmitido o arquivo de remessa para o banco. Deste modo o banco não tem ciência da emissão do mesmo. Portanto, todo serviço de verificação e protesto fica a encargo do cedente. Neste caso, a taxa do boleto é cobrada do cedente pelo banco somente caso o cliente pague o boleto.

É possível protestar um boleto não registrado. Para realizar este procedimento, basta possuir uma via do boleto e da Nota Fiscal. Para informações detalhadas, deve-se entrar em contato com o setor de cobrança do banco.

Porém, sempre recomendamos a emissão do boletos utilizando o GerenciaNet. Para mais informações acesse:

http://suporte.tagplus.com.br/knowledgebase/articles/935697-tagplus-gerencianet

Geração de Boletos





Os sistemas de gestão da Gat Tecnologia geram boletos para os bancos:

  • Banco Banrisul (Não-Registrado)    
  • Banco Banestes (Não-Registrado)  
  • Bradesco (Registrado e Não-Registrado)
  • Banco do Brasil (Registrado e Não-Registrado)
  • Banco Caixa Econômica Federal (SICOB e SIGCB) (Registrado e Não-Registrado)  
  • Banco HSBC (Registrado e Não-Registrado)  
  • Banco Intermedium (Não-Registrado)  
  • Banco Itaú (Registrado e Não-Registrado)
  • Banco Santander (Registrado e Não-Registrado)  
  • Banco SICREDI (Não-Registrado)
  • Banco SICOOB (Registrado e Não-Registrado)  

Para Gerar um boleto, primeiramente você deve acessar o [ Menu -  Opções Financeiras / Contas ]  e clicar em Novo .No formulário de novo cadastro, indique que esta conta é uma conta bancária, e informe o banco ao qual a conta bancaria pertencente.














Após indicar o banco, iremos informar os dados da conta a ser utilizada. Para cadastro da mesma os dados solicitados pelo sistema deveram ser consultados com o gerente do banco.

O primeiro passo é consultar se a carteira de cobrança fornecida pelo banco é registrada ou não registrada.A carteira é um contrato realizado junto ao banco para habilitar uma conta corrente a receber pagamentos por boleto bancário. 

Para receber os valores de um boleto pago pelo cliente, é necessário que a carteira de cobrança tenha sido contratada previamente na conta corrente. Caso o boleto seja emitido sem que este procedimento seja realizado, o boleto é gerado. porém o valor não será direcionado a sua conta.

Sugerimos que ao cadastrar os dados de sua conta, você gere um boleto no valor de seu preferencia, ex:R$1,00, faça o pagamento e verifique se o valor do mesmo conta em sua conta. Caso não alguma informação está incorreta e deverá ser corrigida.

Para contratar uma carteira de cobrança você tem duas opções:

      -Gerente de Contas - Ligue para o seu gerente de contas, informe que deseja receber pagamentos por boleto bancário e solicite a contratação da carteira de cobrança. Em alguns casos ele irá solicitar que você vá até a agência para assinar o contrato de cobrança.

      -Internet Banking - Acesse o seu banco online e procure pela opção de contratação do serviço de cobrança. Os termos mais utilizados nas opções dos sistemas dos bancos são: Cobrança, Carteira de Cobrança, Contrato de Cobrança, Emissão de Boletos, Emissão de Títulos.

Ao selecionar seu banco serão habilitados os campos para preenchimento das informações solicitadas por cada banco. Segue em detalhes os dados a serem consultados com o gerente.

  • Banco Banrisul


Informar Agência, Digito, Conta (Cód. Cedente), Digito, Carteira.

OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.


  • Banco Banestes:


Informar Agência, Digito, Conta (Cód. Cedente), Digito, Carteira.
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.

  • Banco Bradesco


Obrigatório Informar Agência, Dígito, Conta, Dígito, Carteira e Contrato.
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.
Carteiras Não-Registradas:

      - Carteira 03
      - Carteira 06
      - Carteira 09
      - Carteira 25

Carteiras Registradas:

      - Carteira 09
      - Carteira 19
      - Carteira 26
  • Banco do Brasil


Informar Agência, Conta, dígito (caso possua), Carteira, Convênio e Contrato.
OBS¹: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.

OBS²: Ao cadastrar a forma de pagamento, marque a opção "Gerar Num. Documento Automaticamente" ou sempre que for emitir boleto preencha o campo "nosso número" com dez dígitos.

Carteiras Não-Registradas:

      - Carteira 18-019 (Convênio com 6 dígitos)
      - Carteira 18-019 (Convênio com 7 dígitos)
      - Carteira 18-019 (Convênio com 8 dígitos)
      - Carteira 17-019
      - Carteira 18-027
      - Carteira 18-17 (não é necessário convênio)

Carteiras Registradas:

      - Carteira 11 - Cobrança Simples - Com Registro /11-4 - Cobrança Simples - C/Registro Convênio 4 dígitos

      - Carteira 12 - Cobrança Indexada - Com Registro / 12-4 - Cobrança Indexada - C/Registro Convênio 4 dígitos / 12-7 - Cobrança Indexada - C/Registro Convênio 7 dígitos

      - Carteira 15 - Cobrança de Prêmios de Seguro - Com Registro  /15-4 - Cob.Prêmios Seguro - C/Registro Convênio 4 dígitos

      - Carteira 16 - Cobranca Simples / 16-17 - Cobranca Simples - Nosso Número 17 Dígitos / 16-4 - Cobranca Simples - Convênio 4 dígitos

      - Carteira 17 - Cobranca Direta Especial - Com Registro / 17-4 - Cob. Direta Esp. - C/Registro Convênio 4 dígitos / 17-7 - Cob. Direta Esp. - C/Registro Convênio 7 dígitos

      - Carteira 31 - Cobrança Caucionada/Vinculada - Com Registro / 31-4 - Cob.Cauc./Vinc. - C/Registro Convênio 4 dígitos

      - Carteira 51 - Cobrança Descontada - Com Registro / 51-4 - Cob. Descontada - C/Registro Convênio 4 dígitos

  • Banco da Caixa Econômica Federal:



          SICOB: Informar Agência (dígito é opcional), Conta Cedente e Dígito da Conta Cedente (O mesmo de Conta e Dígito da Conta). Não é necessário informar carteira.

Link do Manual:
CNAB_240_SICOB.pdf

        SIGCB: Informar Agência (dígito é opcional), Conta e Dígito da Conta. Conferir se Conta Cedente ( Código Cedente de 6 Dígitos) é o mesmo de Conta e informar o Código do Cedente.

Link do Manual:
CEF-SIGCB.doc
CNAB240_SIGCB.pdf
ESPCODBARBLOQCOBRANREGIST_16POSICOES.pdf
Carteiras Não-Registradas: 

      - Carteira CR (90) - Cód do Cedente
      - Carteira CR (90) - Cód do Cliente
      - Carteira SIGCB: 24 ou 02 (e-Cobrança)
      - Carteira SINCO
      - Carteira SR5 - Cód do Cliente
      - Carteira SR (80) - Cód do Cedente
      - Carteira SR (80) - Cód do Cliente
      - Carteira SR (81) - Cód do Cedente
      - Carteira SR (82) - Cód do Cedente
      - Carteira SR (82) - Cód do Cliente

Carteiras Registradas:

      - Carteira RG
      - Carteira SIG14
      - Carteira 1
      - Carteira 9
      - Carteira CR
      - Carteira 14
  • Banco HSBC


Obrigatório somente informar o Código do Cedente na Conta. Para boleto sem registro não é necessário informar Carteira.
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.
Carteiras Registradas:

      - Carteira CSB
      - Carteira CSBE
      - 01

https://www.hsbc.com.br/1/PA_esf-ca-app-content/content/hbbr-pws-gip16/portugues/business/comum/pdf/cob400_jan.pdf

  • Banco Intermedium

Informar Agência, Digito (caso possua), Conta e Dígito da Conta (caso possua)

  • Banco Itaú 


Informar Agência, Digito (caso possua), Conta e Dígito da Conta.
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.
Carteiras Não-Registradas:

      - Carteira 109
      - Carteira 157
      - Carteira 174
      - Carteira 175
      - Carteira 176
      - Carteira 178
      - Carteira 179

Carteiras Registradas:

      - Carteira 104
      - Carteira 108
      - Carteira 109
      - Carteira 112
      - Carteira 138

  • Banco Santander


Informar Agência, Carteira e no campo "Conta" indique o Código do Cedente e Dígito.
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.
Carteiras Não-Registradas:

      -Carteira 102

Carteiras Registradas:

      -Carteira 101

Caso o banco informe o número de transmissão, utilize o campo "Número de Transmissão" para preencher a informação, caso contrário deixe em branco.

  • Banco SICREDI


Informar Agência, Conta, Dígito Verificador da Conta e o Posto (UA)
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.
Carteiras Não-Registradas:

      -Carteira A (Simples)


  • Banco SICOOB


Informar Agência,  o Código do Cedente no campo Conta, Carteira, Contrato, Convênio.
OBS: Os dados a serem indicados podem variar de acordo com a carteira adquirida. Sempre conferir os mesmos com o gerente do banco.

Carteiras Registradas:

      - Carteira 1
      - Carteira 3

Carteiras Não-Registradas:

      - Carteira CNR
      - Carteira CNR Fácil

Após realizar a configuração da emissão de boletos, o usuário já está apto à emitir-los pelo sistema.

Pelo TagPlus é possível emitir boletos por duas formas :

1 -Emitindo Boletos através do Contas à Pagar e Receber


Acesse o menu Cadastros Financeiros / Contas à Pagar e Receber e selecione um lançamento já existem, ou então clique em Novo.

Preencha os dados do lançamento, indicando uma Forma de Pagamento vinculada à uma Conta que possua a emissão de boletos habilitada no sistema.


2 - Emitindo Boletos através de um Pedido, Nota ou Venda


Realize o cadastro de uma Forma de Pagamento, através do menu Cadastros / Formas de Pagamento. Vincule-a à uma Conta Bancária que possua emissão de boletos configurado no sistema.

É interessante também marcar a opção Gerar Num. Documento Automaticamente, para que o número do boleto seja gerado pelo próprio sistema.



Acesse o lançamento de Venda, Nota Fiscal ou Pedido o qual você deseja emitir o boleto, e selecione a aba Faturamento. Nesta aba, indique a Forma de Pagamento cadastrada .



Ao indicar a forma de pagamento, a tela de Detalhamento da Fatura será exibida, com as parcelas deste pagamento. Selecione o ícone Boleto da parcela que você deseja gerar o boleto.


Após um destes dois passos...


... Será apresentado o formulário de boleto, onde você deve informar o Número do Boleto (será automaticamente preenchido caso a opção seja marcada na configuração da forma de pagamento)




Selecionado Gerar Boleto, o boleto já estará pronto para ser impresso, ou enviado via e-mail para seu cliente.


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