Erro: Certificado Digital não aparece no Emissor NF-e ou Emissor NFS-e:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo salvo. Escolha a opção 'Instalar Certificado' ou 'Install Certificate'.
  • Responda as perguntas seguintes, selecionando sempre 'Avançar', 'Concluir' e 'Sim' ou 'Yes'.
  • Caso a instalação dos arquivos seja concluída com sucesso, deverá ser apresentada uma mensagem informando 'A importação obteve êxito'.
  • Caso seja Windows XP, clique sobre Meu Computador com o botão direito, e selecione propriedades.
  • Abra o navegador Internet Explorer e selecione o menu 'Ferramentas' ou o 'Ícone de Engrenagem', e após abrir a tela, selecione 'Opções da Internet'.
  • Na aba Geral, clique em ‘Excluir...’ e em ‘Excluir Tudo...’. 

  • Selecione a aba 'Conteúdo' e clique na opção 'Limpar estado SSL'.
  • Ainda na aba Conteúdo selecione 'Certificados'.
  • Verifique se existe um Certificado Digital indicado, conforme a figura abaixo. Confira também sua data de validade.

  • Clique duas vezes sobre o Certificado Digital. Verifique se na aba 'Geral' existe algum problema indicado. Verifique também se ao lado do nome da empresa, existe um CNPJ, e não um CPF indicado.



Desabilite o UAC do Windows, seguindo este link: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/turn-user-account-control-on-or-off

Caso o Certificado seja A1 (arquivo):
  • Realize a instalação do mesmo dando um duplo clique sobre o arquivo e selecionando 'Instalar Certificado'. Siga os passos e indique a senha.
  • Indique o certificado como arquivo no Emissor NF-e, ao invés de como instalado no Windows (indicando o local onde o arquivo se encontra).
 
Caso estes passos não solucionem, é necessário reinstalar o Certificado Digital. Confira qual é fabricante e realize toda a instalação novamente.

Opiniões e Base de Conhecimento