Erro: Sefaz Indisponível ou Erro no Certificado Digital

Verificando se a Sefaz esta ativa:

  • Consulte a disponibilidade de outra UF pelo próprio Emissor NF-e (mesmo que não seja a UF da empresa)

  • Cole o endereço no navegador de internet.

  • O Certificado Digital deve ser requisitado. Caso não seja, há um erro no mesmo. 

  • Digite a senha do Certificado Digital.
  • Alguma das telas abaixo deverá ser apresentada:



Verificando se o Certificado é Válido:
  • Acesse o Endereço https://www.sefazvirtual.fazenda.gov.br/NfeStatusServico2/NfeStatusServico2.asmx. Verifique se foi requisitada a senha do Certificado Digital e após a digitação, exibida uma tela constando: "NfeStatusServico2 The following operations are supported. For a formal definition, please review the Service Description. nfeStatusServicoNF2 Serviço destinado à consulta do status do serviço prestado pela Sefaz Virtual do Ambiente Nacional"



Realize o teste pelo site https://cav.receita.fazenda.gov.br/eCAC/publico/login.aspx, seguindo os passos:

  • Acesse o site acima e clique no botão continuar.


  • Clique na imagem indicando ‘Certificado Digital’


  • Será apresentada uma tela com o CNPJ e o nome do titular do certificado, indicando que seu certificado está funcionando corretamente.




Caso o resultado dos passos acima seja positivo:


  • Reinicie o computador,
  • Reinstale o Emissor NF-e ou Emissor NFS-e,
  • Reinstale o DotNet 3.5,
  • Reinstale o Certificado Digital.


Caso o resultado dos passos acima seja negativo:


  • Remova e insira o Token do Certificado Digital (para o certificado realizar Login)
  • Desative o UAC

Opiniões e Base de Conhecimento