Como realizar a Importação do XML de Compra

Para registro de suas notas de compras, o sistema possui uma funcionalidade muito prática e eficiente. Para aprender como utiliza-la visualize o passo a passo abaixo:


1- Ao realizar a compra, solicite que seu fornecedor lhe repasse o XML da nota fiscal de compra. Caso o mesmo não o possua acesse o Portal da NFe e realize o download do arquivo XML. 



Para realizar o download siga o seguinte procedimento:

- Digite a Chave de Acesso da NF-e (encontra-se logo abaixo do Código de Barras do DANFE da Nota)
- Informe Código de Verificação  
- Clique em Continuar. 
- Na página seguinte, clique em Download do Documento, no canto direito inferior.

2 - Estando com XML salvo em seu computador, acesse o menu Registrar Compra e clique sob a opção Importar XML. 



3 - Clique sob a opção Escolher arquivo e indique o XML salvo em seu computador 


4 - Caso apareça a mensagem abaixo, basta acessar o cadastro de seu fornecedor e indicar a CRT conforme se encontra no XML.


CRT - Código de Regime Tributário


5- Ao importar o arquivo, deverá aparecer em sua tela as seguintes mensagens :






  • Se clicar sobre sim, o sistema irá cadastrar todos os produtos do XML de compra no seu sistema. Caso você já tenha estes produtos cadastrados você deve clicar sobre a opção não.
  • Se clicar sobre não. O sistema verificará se os produtos do XML também estão no seu sistema, caso não esteja o mesmo será cadastrado. Essa verificação pode ser feita Somente pelo Código do Produto ou Pelo Código e Descrição. Como é possível verificar na imagem a seguir: 



  • Depois de escolher a opção desejada. Selecione OK, para que  a NFe seja liberada para edição antes de sua confirmação.




6 - Na aba cabeçalho indique o CFOP referente a operação de compra:



7 - Na aba produtos verifique se todos os produtos estão marcados em amarelo, caso algum produto esteja com o campo de cor lilás e com sinal de atenção a sua frente, significa que o produto não foi identificado ou não está cadastrado no sistema. Para identificá-lo ou cadastrá-lo clique em seu campo e indique o que deseja fazer:





8 - Após todos os produtos estarem identificados corretamente, acesse a aba Totais confira os valores e depois acesse a aba faturamento e indique a forma de pagamento utilizada.



9  - Feito isto, basta confirmar sua nota para que seja finalizada a operação e seu estoque seja atualizado com SUCESSO. 



Opiniões e Base de Conhecimento