Como Utilizar o Menu Troca/Devolução?

O sistema TagPlus, possui uma funcionalidade de Troca e Devolução. E uma função específica para troca ou devolução de produtos.

A funcionalidade foi desenvolvida para facilitar as trocas e as devoluções em meio fiscal ou não fiscal.

No meio fiscal, evita a emissão de  uma  nota de entrada e uma nota de saída  para efetuar a troca, ou uma nota de entrada para efetuar a devolução.

Auxilia a movimentação financeira da sua empresa, disponibilizando diversos meios mais simples e uteis para as trocas e devoluções, como o vale troca.

Movimentações financeiras são efetuadas automaticamente dependendo da sua restituição financeira.

Esta ferramenta veio para facilitar a vida de muitas empresas, onde a troca e devolução de mercadoria são operações bem comuns, e frequentes no dia a dia. Ideal para você que possui um pequeno comércio.

Como fazer uma Troca ou Devolução?

Para fazer uma Troca ou Devolução, vamos em Menu >>Troca/Devolução, após o carregamento da página, clique em Novo, na parte superior do seu sistema.

Após realizar os procedimentos, indique o tipo Troca ou Devolução. No exemplo a seguir, irei realizar um exemplo de como realizar uma Troca.

No campo Nota escolha a operação em que deseja realizar a troca entre NF-e, NFC-e, Venda Simples ou NF-e série D.


Identifique o número da transação, em seguida seus produtos serão carregados automaticamente para que seja escolhido os produtos que serão devolvidos. Irá aparecer também as opções de como será a entrada e saída, basta selecionar a forma desejada.

O sistema listara os itens, e o valor que foi vendido. Existe um campo para que seja indicado a quantidade que será devolvida, para indicar a quantidade devolvida, basta inserir no campo Quantidade.

Os produtos for devolver basta manter, os que não serão devolvidos clique no botão "X" vermelho no canto direito para retirar da lista.

Quando você confirmar esta devolução o sistema irá lhe perguntar o que será feito com o financeiro. Basta indicar qual será a ação desejada com relação ao financeiro e clicar em OK.

Depois de confirmado o sistema irá exibir uma nova aba de nome Movimentações. Nesta aba será exibido as movimentações feitas na troca, neste exemplo será um ajuste de estoque para entrada da mercadoria no estoque e uma venda simples para a nova venda, afinal é uma troca.

Clique no botão Acessar no canto direito da Venda Simples para finalizar a nova venda com as mercadorias que o cliente for levar.

Acessando o estoque, irá aparecer o ajuste de estoque referente ao produto da troca ou devolução. Acessando venda simples, irá aparecer uma nova venda simples para indicar os produtos a serem vendidos. Observe que os produtos trocados vieram preenchidos, para caso seja uma troca de mercadorias com defeito e queira revender produtos novos os mesmos já estão indicados. Porém caso seja uma venda de outra mercadoria basta remover clicando no botão "X" vermelho no canto direito para limpar os produtos e indicar o novo produto.

No exemplo acima, eu optei por “Não movimentar o financeiro”, portanto, não irá realizar nenhuma movimentação no financeiro. Se optar por “Usar o valor como crédito na nota de saída”, o valor dos produtos devolvidos, serão dados como crédito para abater no valor desta venda. Sendo assim, o sistema irá criar uma forma de pagamento chamado “DEVOLUÇÃO DE MERCADORIAS” com o valor original da devolução, na aba Faturamento. Para criar outra forma de pagamento, basta clicar em Lançar Parcela.

Após realizar todos os procedimentos, basta clicar em Confirmar:

No caso de não ser uma Troca e sim uma Devolução o procedimento é bem semelhante, porém não irá aparecer a opção de criar a nova venda. Ao confirmar o sistema irá lhe oferecer as opções para financeiro:

A opção de Vale Troca irá abrir o impresso referente ao vale, e quando o cliente apresentar este vale para desconto em uma futura venda basta dar o desconto do valor indicado no vale.


Veja abaixo um vídeo demonstrando todo o funcionamento:




Opiniões e Base de Conhecimento