Como gerar um arquivo SINTEGRA

O que é o SINTEGRA?

Consiste num conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação. Do lado dos contribuintes, o propósito é o de simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços. Do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é o de propiciar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e à troca de dados entre as diversas UFs. (Fonte: SEFAZ, http://www.sintegra.gov.br/info1.html).


Como gerar um arquivo SINTEGRA?

Primeiramente, lembre-se de procurar seu contador para que ele possa informar como preencher os campos necessários (que estão logo abaixo) para gerar um arquivo SINTEGRA:

  1. Identificação da Natureza das informações;

    1. Interestaduais somente operações com substituição tributária;

    2. Interestaduais, operações  com ou sem substituição tributária;

    3. Totalidade das operações do informante.

  2. Período referente as informações prestadas;

    1. Mês e ano.

  3. Finalidade do arquivo magnético;

    1. Normal;

    2. Retificação total do arquivo;

    3. Retificação adtiva do arquivo.

  4. Tipos de registros(imagem abaixo).




Após coletar as informações necessárias com seu contador, acesse seu sistema online e siga o passo a passo abaixo:

Acesse: Menu > SINTEGRA > +Novo

OBS: É possível que a mensagem abaixo apareça, leia a mensagem clique em OK. Essa mensagem significa que após gerar o SINTEGRA, caso seu contador identifique algum erro no arquivo é necessário nós enviar o arquivo para validarmos com 15 dias de antecedência da data de transmissão para a SEFAZ. Você poderá nós enviar através desse e-mail suporte@tagplus.com.br e informar que deseja validação do arquivo.



 

Gerando um novo arquivo SINTEGRA  







  Uma vez que o arquivo seja gerado, ele ficará disponível para download conforme mostrado no GIF acima, faça o download e envie ao seu contador para transmissão a SEFAZ.  


Opiniões e Base de Conhecimento