Como gerar um arquivo SINTEGRA
O que é o SINTEGRA?
Consiste num conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias das diversas Unidades da Federação. Do lado dos contribuintes, o propósito é o de simplificar e homogeneizar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços. Do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é o de propiciar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e à troca de dados entre as diversas UFs. (Fonte: SEFAZ, http://www.sintegra.gov.br/info1.html).
Como gerar um arquivo SINTEGRA?
Primeiramente, lembre-se de procurar seu contador para que ele possa informar como preencher os campos necessários (que estão logo abaixo) para gerar um arquivo SINTEGRA:
Identificação da Natureza das informações;
Interestaduais somente operações com substituição tributária;
Interestaduais, operações com ou sem substituição tributária;
Totalidade das operações do informante.
Período referente as informações prestadas;
Mês e ano.
Finalidade do arquivo magnético;
Normal;
Retificação total do arquivo;
Retificação adtiva do arquivo.
Tipos de registros(imagem abaixo).

Após coletar as informações necessárias com seu contador, acesse seu sistema online e siga o passo a passo abaixo:
Acesse: Menu > SINTEGRA > +Novo
OBS: É possível que a mensagem abaixo apareça, leia a mensagem clique em OK. Essa mensagem significa que após gerar o SINTEGRA, caso seu contador identifique algum erro no arquivo é necessário nós enviar o arquivo para validarmos com 15 dias de antecedência da data de transmissão para a SEFAZ. Você poderá nós enviar através desse e-mail suporte@tagplus.com.br e informar que deseja validação do arquivo.
Gerando um novo arquivo SINTEGRAUma vez que o arquivo seja gerado, ele ficará disponível para download conforme mostrado no GIF acima, faça o download e envie ao seu contador para transmissão a SEFAZ.