Como atualizar o driver das impressoras Bematech MP-4200 TH, MP-4200 TH FI e MP-4200 TH FI II

Iremos demonstrar como efetuar a atualização ou instalação do novo Driver USB 3.3.0, para as impressoras MP-4200 TH, MP-4200 TH FI e MP-4200 TH FI II. Reforçamos que este procedimento e artefato se aplicam ao SO Windows, contemplando arquiteturas 32 e 64 bits. 

Como exemplo, utilizaremos a impressora MP-4200 TH, contudo, reforçarmos que o processo permanece o mesmo também para as impressoras MP-4200 TH FI e MP-4200 TH FI II. 

Logo após a impressora ser conectada ao computador e ligada, será possível reconhece-la no gerenciador de dispositivos do Windows, geralmente identificada como “Bematech MP-4200 TH (COMXX)”, conforme a imagem abaixo: 

Caso algum driver de Spooler, Serial Driver ou o Bematech User Software estejam instalados na máquina, neste momento eles devem ser removidos para evitar conflito de versões e uso de portas (Passo 01). Tratando-se de uma instalação nova, pode-se seguir o procedimento a partir do segundo passo. 

01 – Desinstalação dos drivers antigos 

Para simplificar e agilizar a remoção dos artefatos antigos, orientamos o uso do aplicativo BemaGhost neste processo. A interface de uso lista os equipamentos compatíveis e permite a remoção dos drivers através da seleção de uma determinada opção no menu de exibição. Em nosso cenário específico, iremos utilizar a opção “13 – Remover drivers não fiscais” que irá afetar os drivers das opções 8 à 10, mas caso você esteja utilizando a MP-4200 TH FI ou MP-4200 TH FI II, deverá utilizar a opção “12 – Remover drivers Fiscais” Caso ainda não tenha baixado o driver, ele pode ser encontrado neste link.

Além de desinstalar o driver, este aplicativo automatiza a remoção do dispositivo e a liberação da porta de comunicação, passos importantes para evitar o mal funcionamento e perdas de comunicação posteriormente. 

Após a conclusão do processo é essencial reiniciar o computador

02 – Instalação do driver USB 

Após conectar e ligar a impressora, o gerenciador de dispositivos do Windows irá reconhecer o novo hardware conforme a imagem abaixo, geralmente atribuindo a identificação “MP-4200 TH Miniprinter”:

Caso o Windows solicite confirmação para instalar algum driver genérico, essa operação pode ser interrompida. Após identificado que o Windows reconheceu a impressora, clique com o botão direito no dispositivo e selecione a opção“Atualizar Driver”:

Será exibida uma caixa de diálogo sobre a pesquisa do driver a ser instalado. Selecionar a opção “Procurar software de driver no computador”:

Em seguida, deve-se selecionar a pasta onde foi descompactado o driver da impressora. Caso ainda não tenha baixado o driver, ele pode ser encontrado neste link.

Após clicar em “Avançar”, o Windows irá reconhecer o driver e exibirá uma caixa de diálogo solicitando confirmação para a instalação do software. Neste passo, o nome e o editor do driver devem ser iguais aos mencionados na imagem abaixo:

Em caso positivo, deve-se selecionar a caixa “Sempre confiar em software da BEMATECH S.A” e clicar em“Instalar”. O Windows exibirá uma caixa de diálogo informando que a instalação do driver está em curso:

Ao final do processo, será exibida uma caixa de diálogo com a informação de que a instalação da impressora foi concluída com sucesso:

A alteração poderá ser confirmada nas propriedades da impressora, dentro do gerenciador de dispositivos do Windows:






Opiniões e Base de Conhecimento