Como Gerar Relatórios

O sistema TagPlus, possui a funcionalidade de Gerar Relatórios, que é muito útil para acompanhar o desenvolvimento da empresa no geral. Neste artigo, ensinaremos o passo a passo de como criar estes relatórios.

Todos os relatórios seguirão o mesmo passo a passo para serem gerados. Para gerar os relatórios basta ir em Menu >> Emitir Relatórios, Novo. Após clicar em Novo, o sistema exibirá uma serie de tipos diferentes de relatórios, basta clicar sobre o nome do relatório desejado.


Após realizar o procedimento acima, se desejado, iremos colocar o nome do relatório. Lembrando que você pode ocultar o relatório, para que os outros usuários não visualizam o mesmo, para isto basta desmarcar a opção “Permitir que outros usuários visualizem este relatório”.


Depois de inserir o nome, iremos inserir os filtros desejados. O sistema TagPlus, possui vários tipos de filtros, que nos permite criar relatórios distintos e específicos para cada ocasião.

Para filtrar informações mais especificas, como uma entidade, localidades, terminais, departamentos, etc. Basta inserir as informações no campo, como mostra na imagem.


Após realizar todos os procedimentos, basta clicar em Gerar, para que o relatório seja exibido.


O sistema TagPlus, possui vários tipos de relatórios diferentes, que são:

CLIQUE SOBRE O RELATÓRIO DESEJADO:
Relatório Comercial
Relatório Entidades
Relatório Estoques
Relatório Financeiro
Relatório Fiscal
Relatório Fiscal por Item
Relatório Itens e Serviços
Relatório Atividades de Funcionários
Relatório Loja Virtual



  • Relatório Comercial;


O Relatório Comercial é utilizado para acompanhar a parte comercial da empresa, sendo assim, e possível gerar relatórios de compras, vendas, pedidos, comissões, etc.

Para gerar um Relatório Comercial, vamos clicar em Comercial.

No exemplo a seguir, irei criar um relatório das vendas confirmadas e aprovadas no mês de maio e junho.

No campo Tipo Movimentação e Tipo de Pedido, marcaremos os dados que serão exibidos no relatório.


No campo Período, iremos inserir o período dos dados do relatório que você deseja visualizar no mesmo.


Se desejado, também é possível calcular as comissões dos vendedores, basta selecionar Vendedor no campo Comissão. No campo Agrupamento, iremos indicar o tipo de agrupamento dos dados no relatório, sendo por Período ou por Outros.


Para filtrar informações mais especificas, como uma entidade, localidades, terminais, departamentos, etc. Basta inserir as informações no campo ao lado, como mostra na imagem.


Após realizar os procedimentos acima, basta clicar em Gerar. Depois de clicar em gerar, o sistema irá gerar o relatório com todos os dados inseridos nos filtros.

A faixa preta localizada no final do relatório, informara todos os valores no total.


O campo Itens, é o total de itens encontrados e exibidos no relatório. Total Descontos, é o total de desconto dos itens exibidos no relatório. Total Acréscimo, é o total de adicionamento realizado no valor da venda. Total Bruto, é o valor de todas as vendas realizadas desconsiderando os descontos. Total Liquido, é o total de vendas realizadas considerando os descontos. Ticket médio, é a quantia total de vendas dividido pelo número total de clientes, em outras palavras, é a quantia que cada cliente em média compra com você.



  • Relatório Entidades;

O Relatório de Entidades é utilizado para acompanhar as informações cadastrais de clientes, fornecedores, funcionários e transportadoras. Para gerar um Relatório Entidades, vamos clicar em Entidades.

No campo Tipo de Entidade, vamos selecionar o tipo de entidade que aparecera no relatório.


Para filtrar uma entidade especifica, basta inserir o nome da entidade no campo da entidade desejada. Lembrando que pode ser feito o mesmo nos demais menus (Localidades, Agrupamento e Outros Filtros).




  • Relatório Estoques;

O Relatório de Estoques, e utilizado para acompanhar as situações e os valores de estoque de todos os produtos cadastrados. Para gerar um Relatório Estoques, vamos clicar em Estoques.

No campo Inventário, selecionaremos o Mês de Referência para gerar o relatório de inventário de acordo com o mês selecionado. Caso ele seja selecionado os outros campos abaixo serão desabilitados, e o relatório será gerado com base na data selecionada. Caso não seja selecionado o mês, terá que ser inserido os filtros manualmente.

No campo Status das Mercadorias, selecionaremos se a mercadoria do estoque é ativa ou inativa. No campo Agrupar Por, selecionaremos o tipo de agrupamento, se será por categoria, NCM ou departamento. No campo Unidade a ser Considerada, selecionaremos se será saída, entrada ou inventário. No campo Produtos Grade, selecionaremos qual categoria será exibida, sendo a categoria pai, filho ou ambos, e no campo Incluir Custo Médio, selecionaremos se será exibido no relatório o custo médio dos produtos do estoque. Na parte, Estoques a Considerar, indicaremos a situação do estoque:


Após inserir todos os filtros desejados, clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


O campo Total Estoque, é o total de todo o estoque dos itens do relatório. Total Custo Médio, é o total do custo médio dos produtos exibidos no relatório. Total Custo Utilizado, é o total do custo utilizado para cada produto do relatório. Total Estoque Revenda, é o total do estoque existente para a revenda. Total Estoque Imobilizado, é o total da quantidade do estoque de bens duráveis para uso interno da empresa (Ex: Computadores, impressoras, etc). Total Estoque Próprio, é o total do estoque de bens não-duráveis para uso interno da empresa (Ex: Detergente, Folhas, etc). Total Valor Varejo, é o total do valor do varejo, exibido no relatório. Itens, é o total de itens encontrados e exibidos no relatório e o campo Prev. Lucro Varejo, é a previsão do lucro do varejo.



  • Relatório Financeiro;

O Relatório Financeiro, é um relatório analítico e sintético com fluxo de caixa e saldo de contras detalhado. Para gerar um Relatório Financeiro, basta clicar em Financeiro.

No campo Situação dos Lançamentos selecionaremos se aparecerão no relatório os dados confirmados, não confirmados ou ambas opções. No campo Tipo Lançamento, selecionaremos se será crédito, débito ou ambas opções. Nas opções de Tipo de Relatório, marcaremos a opção desejada, que indicará se o relatório será Analítico (Detalhado por Lançamento) ou Sintético (Valores Agrupados). No campo Tipo Movimentação, marcaremos as movimentações desejadas, para que possam ser exibidas no relatório, como mostra a imagem:


No campo Agrupamento, selecionaremos o Período e o tipo do agrupamento.


No campo Comissão, selecionaremos se irá calcular ou não a comissão. No campo Período, selecionaremos o período em que o relatório será gerado. O campo Vinculação, indica que somente lançamentos vinculados ao Tipo de Entidade selecionado deverão ser considerados.

Após inserir todos os campos clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


O campo Itens, são o total dos itens exibidos no relatório. Total Crédito (E), e o total de crédito que consta no relatório. Total Débito, é o total de débito que consta no relatório. Total Saldo, é o total do saldo existente no relatório. Total Desconto, é o total de desconto existente no relatório, e no campo Valor Total, é o valor total que e exibido no relatório.



  • Relatório Fiscal;

O Relatório Fiscal, é utilizado para acompanhar informações fiscais e tributárias das movimentações de entrada e saída realizadas. Para gerar um Relatório Financeiro, basta clicar em Fiscal.

No campo Tipo Relatório, selecionar o tipo do relatório, se será de entrada e saída, e o tipo da emissão, se é própria ou de terceiro. No campo Tipo de Movimentação, marcaremos as opções desejadas, para serem exibidas no relatório.


No campo Período, selecionaremos o período em que o relatório será gerado. No campo Agrupamento, selecionaremos o Período e o Status do agrupamento.


Após inserir todos os campos clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


O campo Valor Total, e total dos preços dos produtos. Valor Total de Produtos é o total de produtos exibidos no relatório. Valor total de Serviços, é o valor total dos serviços exibidos no relatório. Total BC ICMS, é o total do BC ICMS exibido no relatório. Total BC ICMS ST, é o total do BC ICMS ST exibido no relatório. O campo Itens, é o total de itens encontrados e exibidos no relatório. Total ICMS, é o total do ICMS exibido no relatório, e o Total IPI é o total dos IPI’s exibidos no relatório.



  • Relatório Fiscal por Item;

O Relatório Fiscal, é utilizado para acompanhar informações fiscais e tributárias detalhadas por item movimentado nas  entradas e saídas realizadas. Para gerar um Relatório Financeiro, basta clicar em Fiscal por Item.

No campo Tipo Relatório, selecionar o tipo do relatório, se será de entrada e saída, e o tipo da emissão, se é própria ou de terceiro. No campo Tipo de Movimentação, marcaremos as opções desejadas, para serem exibidas no relatório.


No campo Período, iremos inserir o período dos dados do relatório que você deseja visualizar no mesmo. No campo Agrupamento, selecionaremos o Período e o tipo do agrupamento.


No campo Status, selecionaremos o status dos itens que serão exibidos no relatório.


Após inserir todos os campos clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


Total BC ICMS, é o total do BC ICMS exibido no relatório.Total ICMS, é o total do ICMS exibido no relatório.  Total IPI, e o total dos IPI’s exibidos no relatório. Total BC ICMS ST, é o total do BC ICMS ST exibido no relatório. Total ICMS ST, é o total do ICMS ST exibido no relatório, e o Total de Registros é o total dos registros exibidos e encontrados pelo relatório.



  • Relatório Itens e Serviços;

O Relatório Itens e Serviços, é utilizado para acompanhar informações a cerca dos itens movimentados nas entradas e saídas realizadas. Para gerar um Relatório Itens e Serviços, basta clicar em Itens e Serviços.

No campo Relatórios, selecionaremos o Tipo de Relatório, e os Itens que serão exibidos.


No campo Status, selecionaremos o status dos itens que serão exibidos no relatório. No campo Opções, marcaremos  as opções desejadas, como separar produtos de serviços. No campo Agrupamento, selecionaremos o Período e o tipo do agrupamento. No campo Filtros, indicaremos se o cliente já realizou uma parte do pagamento referente a uma DAV. Se desejado, também é possível calcular as comissões dos vendedores, basta selecionar Vendedor no campo Comissão. No campo Tipo Movimentação e Tipo de Pedido, marcaremos os dados que serão exibidos no relatório.

No campo Período, iremos inserir o período dos dados do relatório que você deseja visualizar no mesmo.


Após inserir todos os campos clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


O campo Valor dos Itens, é o total do valor dos preços dos produtos exibidos. Quantidade Total, é a quantidade total dos produtos do relatório. O campo Itens, são o total dos itens exibidos no relatório. Valor Total (com frete), é o total do valor dos preços dos produtos exibidos incluindo o frete.Total de Frete, é o total dos valores dos fretes exibidos no relatório. Total de Desconto é o total dos valores de desconto dos itens exibidos no relatório. Ticket Médio, é o valor dos tickets exibidos no relatório. % Lucro (Baseado no Custo Médio), o lucro exibido no relatório, com base no custo médio. % Lucro (Baseado no Custo Utilizado), o lucro exibido no relatório, com base no custo utilizado. % Lucro Total (Baseado no Custo Médio), o lucro total exibido no relatório, com base no custo médio. % Lucro Total (Baseado no Custo Utilizado), o lucro total exibido no relatório, com base no custo utilizado, e o campo Total Comissão é o total da comissão calculada no relatório.



  • Relatório Atividades de Funcionários;

O Relatório Atividades de Funcionários, é utilizado para acompanhar informações acerca das atividades dos funcionários. Para gerar, basta clicar em Atividades de Funcionários.

No campo Período, iremos inserir o período dos dados do relatório que você deseja visualizar no mesmo.


No campo Agrupamento, selecionaremos o Período e o tipo do agrupamento.


Após inserir todos os campos clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


O campo Itens, é o total de itens encontrados e exibidos no relatório.



  • Relatório Loja Virtual;

O Relatório Loja Virtual, é para os assinantes da Loja Virtual, para saber mais informações, acesse www.tagloja.com.br.

O Relatório Loja Virtual, é utilizado para acompanhar informações acerca das atividades realizadas na loja virtual. Para gerar um Relatório Loja Virtual, basta clicar em Loja Virtual.

No campo Tipo de Relatório, selecionaremos o tipo do relatório a ser gerado. No campo Agrupamento, selecionaremos o Período e o tipo do agrupamento.


No campo Período, iremos inserir o período dos dados do relatório que você deseja visualizar no mesmo.


No campo Status, marcaremos os status desejados, para que possam ser visualizados no relatório (Se nenhum for selecionado, traz todos os pedidos independente do estado).


Após inserir todos os campos clique em Gerar. Depois que o relatório for gerado, na parte inferior, irá aparecer uma tarja preta, com varias informações.


O campo Itens, é o total de itens encontrados e exibidos no relatório. O campo Total, é o total do valor dos pedidos exibidos no relatório. Total Descontos, é o total de descontos exibidos no relatório. Total Produtos, é o total de produtos exibidos no relatório. Total Fretes, é o total dos fretes exibidos no relatório.


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